Pages

23/07/2012 21:39

Obras do Pavitotal serão vistoriadas pelos vereadores

Foto: Daniela Niero
No final da tarde desta terça-feira, a Comissão de Serviços Públicos da Câmara de Vereadores de Criciúma irá elaborar um cronograma para vistoriar as obras do Pavitotal. Um relatório das empresas contratadas para o programa e punidas por conta do descumprimento de contratos será solicitado ao Executivo.
O assunto é tema de sessões na casa Legislativa desde a semana passada, quando foi questionada pelos vereadores de oposição a execução do Pavitotal. Conforme as denúncias, das 500 ruas que seriam pavimentadas na cidade, até o momento 29 foram concluídas pelo governo.

Na sessão da noite desta segunda-feira, o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal, José Sérgio Búrigo; o presidente da União da Associação de Bairros de Criciúma (UABC), Edson Nascimento e o engenheiro Elídio Angioleto, representante da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), junto dos parlamentares, debateram o programa de pavimentação Pavitotal.

Durante a sessão ainda foi questionada a liberação de verbas pelo Badesc para pavimentação em Criciúma, o papel da Unesc quanto à fiscalização e seu contrato com a prefeitura e a qualidade das ruas que já foram pavimentadas.

CARRO BATE, RODA NA PISTA E ATROPELA PEDESTRE NA CALÇADA

Carro bate, roda na pista e atropela pedestre na calçada
Uma colisão entre dois carros na manhã desta terça-feira resultou no atropelamento de dois pedestres que passavam pelo local do acidente. Por volta das 10h, o Fiat Uno, placas MGT-9767, de São José, trafegava pela Rua Nilo Peçanha quando foi atingido na lateral pelo Renault Kangoo, placas MCT-2821, de Criciúma, que trafegava na Rua Thomé de Souza.
A colisão aconteceu bem na esquina entre as ruas. Com a batida o Uno rodou na pista e foi para a calçada, onde atingiu um rapaz e o arremessou contra o muro de uma residência. Uma jovem também estava na calçada, mas não foi atingida. O rapaz foi atendido pelo Samu e encaminhado ao hospital com lesões na perna direita. A garota também foi para o hospital para avaliação.
A Polícia Militar se deslocou até o local, onde realizou os procedimentos do acidente. A condutora do Uno se encontrava bastante abalada com o acidente.


VEREADORES EXIGEM EXPLICAÇÕES SOBRE RUAS DO PAVITOTAL


 Atendendo requerimento do vereador Douglas Mattos (PC do B) o coordenador do Pavitotal, Neri Xavier, esteve nesta noite de segunda-feira, na sessão da Câmara de Criciúma para falar do programa de pavimentação Pavitotal. A Unesc, responsável pela fiscalização das obras, também foi convidada, mas ninguém se fez presente.
Neri iniciou falando que desde a implantação do programa 29 ruas foram concluídas no município. Também explicou que quando iniciaram os trabalhos, oito empreiteiras trabalhavam para o poder público, e hoje, apenas duas executam as obras, e em função da inadimplência já pensam em parar.
“Assim
que foi lançado o Pavitotal 800 pessoas lotaram o Teatro Elias Angeloni. O prefeito no lançamento afirmou que nenhuma rua que não fosse do Pavitotal seria implantada. A primeira rua protocolada, Silvino Manganalli no Recanto Verde, ainda não foi concluída” questionou o presidente da União de Associação de Bairros de Criciúma (Uabc), Edson Luiz do Nascimento.
O líder do governo, vereador Itamar da Silva (PSDB), questionou a presença do presidente da UABC, já que, segundo ele, não constava no requerimento do vereador Douglas Mattos (PC do B) o pedido da presença de Edson.
Polêmica
Baseado no Regimento Interno do Legislativo de Criciúma o parlamentar, solicitou que o presidente da UABC não pudesse se manifestar no Horário Político. Teve início a divergência e o presidente da entidade retirou-se. O debate seguiu em torno do coordenador do Pavitotal.
O presidente da Câmara, Toninho da Imbralit (PMDB), reclamou da falta de manutenção das ruas e denunciou a falta de material para executar os trabalhos. “Tem pessoas que não conseguem entrar na garagem das suas casas por causa da situação caótica das ruas”, observou.
Nova reunião
Os vereadores de oposição devem entram com novo requerimento solicitando novamente a presença do coordenador do Pavitotal, do presidente da UABC e do representante da Unesc responsável pela fiscalização das obras do Executivo.

A UABC NA CAMARA DE VEREADORES PARA ESCLARECER O PROJETO PAVITOTAL

COMUNIDADE DE MINA DO TOCO SE UNE EM ARRECADAÇÃO



Add caption